Blog Mensagem

MobCidades: OSP propõe melhorias para transporte coletivo

O OSP (Observatório Social de Piracicaba) define propostas de melhorias no transporte coletivo de  Piracicaba que devem compor o cronograma do Projeto MobCidades – iniciativa que visa contribuir para a construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana da cidade.

Em Piracicaba, as entidades Observatório Cidadão de Piracicaba, Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), PLP´s (Promotoras Legais Populares) e a Associação de Moradores do Tupi integram o Projeto e, juntas, devem traçar metas para o ano nas frentes de Transporte Coletivo, Transporte Ativo (Pedestres e Ciclistas), Acessibilidade e Gênero.

Um dos representantes do OSP no Projeto, Renan Romero de Campos, 24, diz que a participação, como organização, é importante, pois “possibilita colaborar com o planejamento de uma Piracicaba para todos, mais inclusiva e busca um transporte mais cidadão, olhando para o mundo além do carro”.

Dentre as propostas do OSP para a frente de transporte coletivo estão: aumentar a participação da população no transporte coletivo; garantir o aumento da velocidade média por meio de intervenções viárias que facilitem o deslocamento; ampliar o número de ônibus e linhas de operação; melhorar as condições de integração; estender as gratuidades de tarifa; e propiciar maior conforto para os passageiros.

Para o presidente do OSP, Roberto Borges, 72, o MobCidades traz vantagens não só para a população como também para os voluntários, que “podem agregar bagagem, valores e conhecimento para si”, finaliza.

Sobre o MobCidades

O MobCidades, é uma iniciativa promovida pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) e financiado pela União Europeia, tendo como objetivo multiplicar a metodologia “Orçamento e Direitos” – utilizada pela entidade para monitorar o orçamento público de modo a garantir a realização dos direitos Políticos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. A iniciativa visa também capacitar 50 OSC´s (Organizações da Sociedade Civil), existentes nos dez municípios integrantes da RSBCJDS (Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis), para o monitoramento do orçamento com foco na transparência, no combate à corrupção e em ações de incidência em políticas públicas de mobilidade urbana.

facebook.com/mobcidades